A Inglaterra é um país regido por uma política conservadora. O regime de governo que predomina desde muitos anos no Reino Unido é o de monarquia parlamentar. Quando falamos Reino Unido estamos não só falando da Inglaterra, mas da Escócia, Irlanda do Norte e o País de Gales. Todos esses países estão sob o regime monárquico.

Declarado como um país conservador, o atual primeiro ministro decidiu por pedir saída do seu cargo. De acordo com os jornais britânicos, ele permanecerá no cargo até que o novo seja eleito pelo partido conservador. Contudo os ingleses exigem nova eleições e não apenas uma substituição interna feita pelas manobras do partido conservador.

Primeiro-ministro do Reino Unido – Wikipédia, a enciclopédia livre

Com a saída inusitada do primeiro ministro Boris Johnson muitas iniciativas e decisões foram adiadas como a posição em relação a guerra da Ucrânia e as relações com a União Europeia, mais precisamente, as relações com a Irlanda do Norte. Tudo isso são projetos que estavam em andamento e com o pedido de demissão até o novo substituto ou substituta tudo fica em estado de pausa.

Os ingleses afirmam que suspiram aliviados com essa  saída e almejam um novo formato para as condições de atuação de um primeiro ministro. Contudo, analisando a lista de candidatos ao cargo, talvez tudo circule ainda no formato antigo sob a predominância do partido conservador. As pessoas almejam melhorias, mas entendem que será um processo de demora com muita lentidão.