A sociedade britânica decidiu que a obrigatoriedade da vacinação da covid- 19 para os profissionais de saúde da linha de frente do serviço de saúde pública da Inglaterra. É obrigatório que os todos se vacinem já que sob ameaça de perderem seus empregos caso se recusem a tomar as doses.
Durante a pandemia houve um atraso nas consultas e exames de pacientes já que tudo estava voltado para atender as pessoas que apresentavam os sintomas respiratórios e que podiam está contaminados com o novo corona vírus. A grande lista de espera precisa ser colocada em dia, pois as pessoas precisam voltar a ter suas consultas atendidas e para isso todos precisam esta vacinados.
Quem não precisa se vacinar são as pessoas que não tem contato direto com os pacientes e que por algum motivo de saúde não possam ser vacinados. O demais devem ser vacinados sob pena de terem seus empregos encerrados. A maioria da população, cerca de 90% já tem as duas doses e nos hospitais cera de 80% também já estão com as doses em dia.
Nos lares de idosos, os profissionais já estão quase todos vacinados e os que não foram ainda já foram convidados pelo sistema de saúde para comparecerem. No Reino Unido, os seus quatro países definem de modo individual sua política de saúde. Muitos países impuseram a obrigatoriedade da vacina.